Composto por mínimo de 12 (doze) componentes posicionados entre o pelotão cívico e os integrantes do corpo musical; apresenta-se com estilo e interpreta as peças musicais, contudo sem perder a marcialidade, não fugindo do tema ou estilo característico do grupo musical.

O corpo coreográfico não é somente para abrilhantar as apresentações , é um meio de conhecimento e potencial educativo, é uma forma de apresentar a música com gestos e movimentos artísticos representativos com muita complexidade, memorização, sincronismo, musicalidade, criatividade, entre tantas outras habilidades.

O Corpo Coreográfico também apresenta com a Banda de Metais e Percussão Branca da Mota Fernandes, com marcialidade e podendo utilizar diversos instrumentos que compõe suas coreografias como air blade, bandeirolas, bastões entre outros.


Já foi comprovado que a dança e todo seu potencial é reconhecida como uma área de conhecimento que integrada à escola (no ensino formal), possibilita que o aluno desenvolva habilidades corporais e cognitivas que colaboram com a motricidade. De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), a arte da dança faz parte das culturas humanas, a religião e a atividades de lazer. O ser humano está constantemente movido por uma atividade corporal, desde criança, somos seres dentro de um universo de movimentação. As atividades de dança na escola podem colaborar com o aluno na sua compreensão na capacidade de movimentos, e ser um meio que ajude a entender seu corpo e como ele funciona. De forma que, sua fruição seja mais proveitosa em questão de autonomia, responsabilidade, expressividade e inteligência nos seus desenvolvimentos.