A principal característica do instrumento de sopro é a emissão do som pela vibração dos lábios. O instrumentista de sopro e o seu instrumento se unem, são apenas um! Todo o corpo é utilizado para a execução (respiração, diafragma, lábios, ressonância, etc.). Está enraizado em nossa cultura através dos índios que fabricavam flautas para fazer música. Faz parte da nossa sociedade e são utilizados para diversos gêneros. No Brasil, o axé, o jazz, orquestras, bandas marcais e sinfônicas têm esses instrumentos de sopros da família dos METAIS como essenciais para as suas músicas. (Obs.: METAIS é uma categoria diferente das MADEIRAS. As madeiras são flautas, saxofones, clarinetes, etc.)

Mas afinal, quais são esses instrumentos de sopros da família dos METAIS?

Os instrumentos de sopros que temos em nosso projeto e que você pode aprender de forma gratuita para tocar em nossa Banda Marcial são:

Trompetes (E seus familiares: Flugelhorns, Cornets e Picollos): São os instrumentos mais agudos na Banda Marcial. Chamam a atenção quando tocam os extremos com suas notas agudíssimas se destacando na música. 
Trompas de Concerto e Trompas de Marcha: Mais aveludados e suaves quanto a sonoridade. Elas são muito utilizadas em orquestras sinfônicas, pois se destacam em fazer notas agudas e graves com ternura.
Trombones de Vara: Utilizados em diversos gêneros pela sua capacidade de fazer as notas em glissando que podem passar de uma para outra soando como um deslize, sua maior característica é explorar os seus agudos contrapondo a sonoridade do trompete.
Eufônios (Também conhecido por Bombardino): Mais utilizado em bandas sinfônicas e marciais, podem substituir a trompa ou tocar juntamente com elas. Tem a mesma extensão do trombone, porém com um timbre mais próximo da trompa.
Tubas (Também conhecido por Bombardão): Assim como todo grupo musical, o baixo não pode faltar. Essa é a característica da tuba, com seu som grave que estremece o chão e que abraça todos os outros instrumentos, sendo sempre o maior e o “pai” da afinação do grupo.

Qual é o melhor instrumento de sopro?

TODOS SÃO MELHORES! O que você pode analisar é quais

serão seus objetivos quanto músico ou musicista,

qual te atrairá mais em sonoridade, perfil e tamanho.


Qual instrumento de sopro é mais fácil

de aprender?

TODOS! Isso mesmo, todos são fáceis desde que você tenha

FOCO, CONCENTRAÇÃO e participe das aulas.

“A PRÁTICA, LEVA A PERFEIÇÃO!” 



Venha conhecer nosso projeto e nossos instrumentos. Aprenda música ou dança com profissionais qualificados de forma gratuita!


Venha fazer parte da nossa história!

Professor de Sopros Jhonatan Lucio Viana.


DEPOIMENTOS

“O trombone é um instrumento incrível, quando eu toco ele é uma sensação indescritível! Sem contar que mudou muito a minha vida, abrindo portas que eu nunca imaginaria que iriam se abrir!”

Pedro Henrique Marcussi Maioque
“Eu acho o Eufônio um instrumento lindo. Ele me da a sensação de paz e tranquilidade quando o toco. Gosto muito do Eufônio. Quero crescer e aprender cada dia mais”!

Matheus Laertes Queiroz Gonçalves

“O trompete mudou meu jeito de viver e minha rotina. Ele me inspirou para ser cada dia melhor e ajudou a me concentrar em outros objetivos de vida. Hoje, meu sonho é ser trompetista profissional!”

Vinicius Souza Marques da Silva